terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto: Intercâmbio Cultural

A segunda atividade realizada foi com O Jogo da Fantasia de Elias José e as poesias foram: Corre-corre, A Força do Sol, Eu vi a Vera, Piados do Passarinho e Improviso, no dia 27 de maio às 9h. Foi surpreendente, a turma da educação infantil ficou encantada com a apresentação da turma do 4º ano. As poesias são realmente maravilhosas. Parabéns  à professora Claudia Ribeiro e sua turma.









 

domingo, 29 de maio de 2011

Projeto: Intercâmbio Cultural

Um Projeto elaborado pelas professoras Fernanda, Cida Ortega (Educação Infantil) e professora Claudia do 4º ano do CEF 403. A primeira atividade realizada aconteceu no dia 16 de maio às 9h. Os alunos do 4º ano contaram a história da "Amanda no País das Vitaminas. Foi uma verdadeira interação entre alunos\alunos, professoras\alunos e professoras\professoras. Tudo de Bom. Vejam que lindo...
nossa turminha linda e a professora Claudia





sábado, 28 de maio de 2011

Site sobre dinossauros para crianças

Este site contém jogos e informações sobre vários dinossauros. A criança pode fazer até uma escavação virtual para encontrar fósseis. Durante a escavação, por exemplo, Dan indica as melhores ferramentas para cada tarefa. Dino Dan é um desenho do canal Discovery Kids. É muito interessante e os dinossauros fazem parte da vida de Dan, personagem principal.


Para conhecer mais sobre o Tiranossauro Rex e o Tricerátopes

Neste vídeo do Discovery Channel, pesquisadores e paleontólogos falam sobre as pesquisas que fizeram sobre o Tiranossauro Rex e sobre o Tricerátopes. Interessante para o professor aprofundar seus conhecimentos sobre o trabalho dos pesquisadores.
Como seria se estes dois dinossauros se confrontassem? Como eles elaboraram hipóteses sobre o campo visual destes dinossauros? O que os exames do crânio do Tiranossauro revelaram? Qual a força da mordida do Tiranossauro segundo os cálculos dos cientistas? Qual destes dinossauros era mais ágil? O que os indícios sugerem?

Dinossauros: indicação de sites e vídeos









Encontro Pedagógico com professores cuja experiência na Educação Infantil é recente

Neste encontro pedagógico, realizado no dia 24 de maio, fizemos algumas atividades relacionadas ao projeto sobre Dinossauros que algumas escolas estão desenvolvendo, como a Fernanda, professora da Educação Infantil do CEF 403 e o CAIC Santa Maria, por exemplo.
Conversamos sobre algumas atividades de rotina e algumas formas de fazê-las. Afinal, não é por ser rotina que tem de ser um tédio!
Entre as sugestões de atividades citamos:
  • gravar os sons das crianças imitando os dinossauros, tanto os passos como os ruídos, utilizando diversos materiais e estratégias (podem-se mostrar as figuras de diversos dinossauros para que as crianças façam o som que julgarem ser apropriado ao tamanho do dinossauro, explorar aspectos relacionados ao ritmo, intensidade e volume etc.). Questão que pode ser pesquisada com as crianças: Como os paleontólogos sabem qual é o som que cada dinossauro faz? É possível saber ou são apenas suposições?
  • pedir que as crianças desenhem um dinossauro (após pesquisas, vídeos, ouvir histórias etc.) e colem num palito. Propor que elas elaborem, recontem e encenem histórias podendo inclusive falar sobre as características do dinossauro que cada criança desenhou, gravando um vídeo.
  • Propor que façam desenhos a partir de uma interferência gráfica (por exemplo, entregar para cada criança uma parte do corpo de um dinossauro para que ela desenhe o restante. Suscitar questões relacionadas às proporções: uma pata pequena pode ser de um dinossauro grande? SIM! O Tiranossauro Rex é um dinossauro muito conhecido e tem patas dianteiras muito pequenas em relação ao tamanho do corpo dele).
  • pesquisar com as crianças sobre o trabalho do paleontologista e do paleoartista.
Estas simples sugestões são apenas um começo, pois a sagacidade das crianças pode nos levar muito além no conhecimento sobre os Dinossauros.


















Agradecemos muitíssimo a todos os professores e professoras que compareceram!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reunião com os professores da Creche Gotinha de Luz

No dia 12 de maio, a Cida e a Fabiana, representantes do Núcleo de Planejamento e Controle (NPC) conversaram com os professores da Creche Gotinha de Luz sobre o preenchimento do Diário de Classe, prestando esclarecimentos e divulgando as orientações.
Agradecemos a todos do NPC e aos profissionais da Creche Gotinha de Luz que compareceram a esta reunião.







INTERCÂMBIO LITERÁRIO É NO CEF 403!

ESTAMOS REALIZANDO UMA ATIVIDADE INTERVENTIVA DE LITERATURA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES ENTRE AS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,COM O INTUITO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA DESDE A TENRA IDADE E AUXILIAR AS CRIANÇAS MAIORES EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. NESSE PROJETO, CONTAMOS COM A PARCERIA DA PROFESSORA CLÁUDIA.
EM NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO TRABALHAMOS A HISTÓRIA AMANDA NO PAÍS DAS VITAMINAS. SEGUEM ALGUMAS FOTOS.
UM ABRAÇO!





PROFESSORA FERNANDA

Semana de Educação para a Vida no Centro de Educação infantil 210

Na quinta-feira da Semana de Educação para a Vida, o Centro de Educação Infantil 210 promoveu para toda a comunidade escolar uma palestra sobre violência no contexto escolar. 





Relato do Encontro Pedagógico do dia 17/05 no Centro de Ensino Fundamental 403

No dia 17 de maio, tivemos mais um encontro pedagógico. Desta vez, a escola que nos recebeu foi o Centro de Ensino Fundamental 403.


As professoras da Educação Infantil do CEF 403 compartilharam conosco o projeto "O Livro é um Tesouro". Um projeto que abarca a história da escrita, a história dos números, a construção de autobiografias e, por fim,  a socialização do mundo que queremos construir. Este projeto está sendo construído com as turmas da Educação Infantil desta escola.


No turno vespertino, o professor Adail (Diretor da Regional de Ensino de Santa Maria) participou conosco dos momentos iniciais do encontro.
Como parte do projeto as professoras Fernanda e Cida Ortega fizeram uma parceria com a professora Cláudia (do 4º ano do ensino fundamental do CEF 403). As crianças do 4º ano pesquisam histórias, se planejam e organizam para recontá-las para as crianças das turmas da Educação Infantil, que após ouvir as histórias também realizam atividades de reconto. Uma oportunidade genial para crianças de diversas faixas etárias se relacionarem, transcendendo as limitações da organização seriada da educação formal.

Agradecemos a todos os professores que compareceram, do Caic Albert Sabin, da Escola Classe 100, da Escola Classe 203, da Escola Classe 218 e do Centro de Educação Infantil 416 (representada pela professora Eralda) e aos professores do CEF 403 que nos receberam. 


A oportunidade de socializarmos e conhecermos o que outros professores da Educação Infantil estão criando é relevante.

O próximo encontro já está agendado: dia 14 de junho, na Escola Classe 100.


Agora, é só curtir as fotos! Assim que a professora Fernanda enviar as demais, postaremos no Blogfólio.














Primeira parte do Diário de um Dinossauro, construído pelas crianças a partir da observação do crescimento dos dinossauros da foto acima.








Simplesmente empolgante!