sábado, 28 de maio de 2011

Encontro Pedagógico com professores cuja experiência na Educação Infantil é recente

Neste encontro pedagógico, realizado no dia 24 de maio, fizemos algumas atividades relacionadas ao projeto sobre Dinossauros que algumas escolas estão desenvolvendo, como a Fernanda, professora da Educação Infantil do CEF 403 e o CAIC Santa Maria, por exemplo.
Conversamos sobre algumas atividades de rotina e algumas formas de fazê-las. Afinal, não é por ser rotina que tem de ser um tédio!
Entre as sugestões de atividades citamos:
  • gravar os sons das crianças imitando os dinossauros, tanto os passos como os ruídos, utilizando diversos materiais e estratégias (podem-se mostrar as figuras de diversos dinossauros para que as crianças façam o som que julgarem ser apropriado ao tamanho do dinossauro, explorar aspectos relacionados ao ritmo, intensidade e volume etc.). Questão que pode ser pesquisada com as crianças: Como os paleontólogos sabem qual é o som que cada dinossauro faz? É possível saber ou são apenas suposições?
  • pedir que as crianças desenhem um dinossauro (após pesquisas, vídeos, ouvir histórias etc.) e colem num palito. Propor que elas elaborem, recontem e encenem histórias podendo inclusive falar sobre as características do dinossauro que cada criança desenhou, gravando um vídeo.
  • Propor que façam desenhos a partir de uma interferência gráfica (por exemplo, entregar para cada criança uma parte do corpo de um dinossauro para que ela desenhe o restante. Suscitar questões relacionadas às proporções: uma pata pequena pode ser de um dinossauro grande? SIM! O Tiranossauro Rex é um dinossauro muito conhecido e tem patas dianteiras muito pequenas em relação ao tamanho do corpo dele).
  • pesquisar com as crianças sobre o trabalho do paleontologista e do paleoartista.
Estas simples sugestões são apenas um começo, pois a sagacidade das crianças pode nos levar muito além no conhecimento sobre os Dinossauros.


















Agradecemos muitíssimo a todos os professores e professoras que compareceram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário